Curso de Introdução a Programação com Lua
Entenda como funciona este tipo de recurso.
- Professor: Alfred Baudisch
- Nível do curso: Básico
Além das linguagens de programação que são as mais utilizadas pelo mercado como um todo, existem também aquelas linguagens que não são tão utilizadas e que acabam sendo utilizadas para fins mas específicos. Uma destas linguagens é a Lua, que permite programação procedural, programação orientada a objetos, programação funcional, programação orientada e dados e descrição de dados.
Essa é uma linguagem que foi projetada, implementada e desenvolvida no Brasil, por uma equipe na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Lua nasceu e cresceu no Tecgraf, o então Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica da PUC-Rio. Atualmente, Lua é desenvolvida no laboratório LabLua do Departamento de Informática da PUC-Rio.
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Sobre o curso
Neste curso online e gratuito os alunos poderão aprender mais sobre as principais características desta linguagem de programação chamada Lua. O curso também pode ser feito pelas pessoas que estão dando os primeiros passos dentro do mundo da programação de um modo geral, já que esta é uma linguagem muito interessante para aprender os conceitos básicos de desenvolvimento.
Estrutura do curso
Introdução a Programação – 00 – Sobre o Curso – É Válido e Atualizado?
Introdução a Programação – 01 – Olá Mundo, Comentários, Números e Operadores Básicos
Introdução a Programação – 02 – Variáveis, Strings e Concatenação de Texto
Introdução a Programação – 02 Extra – Exemplo sobre Variáveis
Introdução a Programação – 03 – Valor Booleano, Igualdade e Conversão para Texto
Introdução a Programação – 04 – Números Negativos e Decimais, Valores Nulos e Escape de Texto
Introdução a Programação – 05 – Fazendo Perguntas e Entrada e Saída de Dados
Introdução a Programação – 06 – Algoritmos e Funções
Introdução a Programação – 07 – Variáveis Locais e Globais
Introdução a Programação – 08 – Retorno de Valores em Funções
Introdução a Programação – 08 Extra – Exemplo de Retorno em Funções
Introdução a Programação – 09 – Condições lógicas e o operador SE – ENTÃO (if then else)
Introdução a Programação – 10 – Operador lógico E (and)
Introdução a Programação – 11 – Prática e exemplos com o Operador E (and)
Introdução a Programação – 12 – Operador lógico OU (OR) e operador NOT
Introdução a Programação – 13 – Minigame para praticar operadores lógicos
Introdução a Programação – 14 – Várias condições lógicas no mesmo teste
Introdução a Programação – 15 – Laço de Repetição (Loop) WHILE (enquanto)
Introdução a Programação – 16 – Laço de Repetição (Loop) FOR e REPEAT UNTIL
Introdução a Programação – 17 – Arrays, Matrizes de Dados e Dicionários
Introdução a Programação – 18 – Documentação e Biblioteca Padrão Lua
Introdução a Programação – 19 – Pacotes e Módulos Lua – Como Criar e Importar
Introdução a Programação – 20 – Programação Orientada a Objetos (POO / OOP) – Conceitos
Introdução a Programação – 21 – Tabelas Lua são Objetos – OOP Orientação a Objetos
Introdução a Programação – 22 – Criando um Jogo em Lua com Tabelas e Pacotes – Orientada a Objetos
Introdução a Programação – 23 – “self” e operador “dois pontos” em Lua – Orientação a Objetos
Introdução a Programação – 24 – Dominando Programação Orientada a Objetos com Lua – Projeto Final
Introdução a Programação – 25 – Eventos, Programação Orientada a Eventos e Pac-Man
Introdução a Programação – 26 – Game Loop
Introdução a Programação – 27 – Bounce e Debounce
Introdução a Programação – 28 – O que é o NaN: Not a Number?
Aulas:
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Introdução a Programação - 00 - Sobre o Curso - É Válido e Atualizado? Introdução a Programação - 01 - Olá Mundo, Comentários, Números e Operadores Básicos Introdução a Programação - 02 - Variáveis, Strings e Concatenação de Texto Introdução a Programação - 02 Extra - Exemplo sobre Variáveis Introdução a Programação - 03 - Valor Booleano, Igualdade e Conversão para Texto Introdução a Programação - 04 - Números Negativos e Decimais, Valores Nulos e Escape de Texto Introdução a Programação - 05 - Fazendo Perguntas e Entrada e Saída de Dados Introdução a Programação - 06 - Algoritmos e Funções Introdução a Programação - 07 - Variáveis Locais e Globais Introdução a Programação - 08 - Retorno de Valores em Funções Introdução a Programação - 08 Extra - Exemplo de Retorno em Funções Introdução a Programação - 09 - Condições lógicas e o operador SE - ENTÃO (if then else) Introdução a Programação - 10 - Operador lógico E (and) Introdução a Programação - 11 - Prática e exemplos com o Operador E (and) Introdução a Programação - 12 - Operador lógico OU (OR) e operador NOT Introdução a Programação - 13 - Minigame para praticar operadores lógicos Introdução a Programação - 14 - Várias condições lógicas no mesmo teste Introdução a Programação - 15 - Laço de Repetição (Loop) WHILE (enquanto) Introdução a Programação - 16 - Laço de Repetição (Loop) FOR e REPEAT UNTIL Introdução a Programação - 17 - Arrays, Matrizes de Dados e Dicionários Introdução a Programação - 18 - Documentação e Biblioteca Padrão Lua Introdução a Programação - 19 - Pacotes e Módulos Lua - Como Criar e Importar Introdução a Programação - 20 - Programação Orientada a Objetos (POO / OOP) - Conceitos Introdução a Programação - 21 - Tabelas Lua são Objetos - OOP Orientação a ObjetosIntrodução a Programação - 22 - Criando um Jogo em Lua com Tabelas e Pacotes - Orientada a Objetos Introdução a Programação - 23 - "self" e operador "dois pontos" em Lua - Orientação a Objetos Introdução a Programação - 24 - Dominando Programação Orientada a Objetos com Lua - Projeto Final Introdução a Programação - 25 - Eventos, Programação Orientada a Eventos e Pac-Man Introdução a Programação - 26 - Game Loop Introdução a Programação - 27 - Bounce e Debounce Introdução a Programação - 28 - O que é o NaN: Not a Number?