Fundamentos da Gestão de TI – Curso da FGV
Entenda como funciona este campo de trabalho que está em pleno crescimento no Brasil.
- Professor: André Bittencourt do Valle
- Empresa: FGV
- Nível do curso: Básico
- Possui certificado: 1
Uma das áreas que cresce no Brasil e em boa parte do mundo é a Tecnologia da Informação. E a área cresce tanto que dentro dela já existem uma série de ramificações para outras atividades que se tornaram extremamente importante no dia de hoje.
Um exemplo é o setor de Gestão de Ti, onde as empresas criam uma série de atividades, projetos e metodologias para conseguir alinhar a Tecnologia da Informação com as estratégias e necessidades das empresas.
Para entender um pouco mais sobre esta área confira este curso de Fundamentos da Gestão de TI desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas.
Sobre o curso
O curso tem como principal finalidade apresentar aos estudantes diversos conceitos relacionados ao papel das tecnologias nos negócios.
Durante o curso os interessados poderão entender um pouco mais sobre o conceito de empresa digital, o fenômeno da bolha da internet, também chamado de nova economia, o impacto social da revolução da nova economia, incluindo a chamada geração virtual ou geração V, além das principais tendências em tecnologia da informação.
Sobre o professor
André Bittencourt do Valle é Doutor em Engenharia pela UFF, Mestre em Engenharia pela PUC/RJ e Engenheiro pela UFRJ. Trabalhou na ISO como Secretário Técnico do Comitê sobre Office Equipment (ISO/IEC JTC1 SC28) entre 1997 e 2003, na ABNT, como Secretário Técnico do Comitê Brasileiro de Informática entre 1994 e 2003 e na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), como gerente do projeto de implantação da Escola Superior de Redes. Atualmente participa da ABNT/CEE 93 (Gestão de Projetos) e é delegado brasileiro junto ao comitê ISO TC 236 (Project Management).
Recebeu em 2011, 2010, 2009, 2008 e 2007 o Prêmio de Professor Destaque do FGV Management (passando a integrar o Quadro de Honra), em 2008 o Prêmio de Professor mais representativo do IDE-SP, em 2001 o Prêmio Visa de Comércio Eletrônico e em 2000 o Prêmio iBest. É membro do Comitê Executivo de Comércio Eletrônico do Governo Federal. É co-autor dos livros “Sistemas de Informação para Organizações de Saúde”, “Gestão de Projetos”, “E-commerce”, “Fundamentos de Gerenciamento de Projetos”, “Gestão Estratégica de Clínicas e Hospitais”, “MP3 – A revolução do som via Internet” , “Guia de EDI e Comércio Eletrônico”, “Netscape Navigator para Principiantes”, “Internet Explorer para Principiantes”, “Java – Manual de Introdução” e “Internet Quickref”. Foi editor-técnico da revista InternetWorld e colaborador das revistas Computerworld, PC World, Developer’s Magazine, WebGuide, Internet Business e Internet.br.
Estrutura do curso
Unidade 1 – negócios na economia digital
- 1.1 – empresa digital
- 1.2 – papel da tecnologia no negócio
- 1.3 – rede de computadores
- 1.4 – conceito de economia digital
- 1.5 – bolha da internet
- 1.5.1 – empresas pontocom
- 1.5.2 – colapso
- 1.5.3 – efeitos do estouro da bolha
- 1.6 – aumento dos usuários
- 1.7 – bolha 2.0
- 1.8 – Geração V
- 1.8.1 – Geração V nas empresas
- 1.8.2 – necessidades da Geração V
- 1.8.3 – caso Nick Haley
- 1.9 – síntese da unidade
Unidade 2 – tendências em tecnologia da informação
- 2.1 – papel da tecnologia da informação
- 2.1.1 – definições
- 2.1.2 – principais tendências
- 2.1.3 – outras tendências
- 2.1.4 – livros digitais
- 2.1.4.1 – e-paper
- 2.2 – síntese da unidade
Unidade 3 – planejamento e estratégia de TI
- 3.1 – princípios fundamentais
- 3.2 – posicionamento estratégico
- 3.3 – obtenção e manutenção de vantagem
- 3.4 – modelos de Porter
- 3.5 – síntese da unidade
Unidade 4 – modelo de forças competitivas
- 4.1 – modelo de forças competitivas de Porter
- 4.2 – cinco forças
- 4.2.1 – intensidade das forças
- 4.3 – novos competidores
- 4.3.1 – barreiras de entrada
- 4.4 – fontes de barreiras de entrada
- 4.5 – poder de barganha dos fornecedores
- 4.6 – poder de barganha dos clientes
- 4.7 – ameaça de produtos substitutos
- 4.8 – rivalidade entre competidores
- 4.9 – impacto da internet no modelo
- 4.9.1 – internet e barreiras
- 4.9.2 – internet e rivalidade
- 4.9.3 – internet e substitutos
- 4.9.4 – internet e barganha dos fornecedores
- 4.9.5 – internet e barganha dos clientes
- 4.10 – paradoxo da internet
- 4.11 – síntese da unidade
Unidade 5 – modelo da cadeia de valor
- 5.1 – modelo da cadeia de valor
- 5.1.1 – composição de valores
- 5.1.2 – elementos da cadeia de valor
- 5.1.2.1 – exemplo
- 5.1.3 – blocos de construção
- 5.2 – impacto da internet na cadeia de valor
- 5.2.1 – violação da boa estratégia
- 5.2.2 – sistemas customizados e integrados
- 5.2.3 – complementaridade
- 5.2.4 – mercados digitais
- 5.3 – TI – meio ou fim?
- 5.4 – concessionária publica da informação
- 5.5 – síntese da unidade
Unidade 6 – estudos de caso
- 6.1 – web 2.0
- 6.1.1 – simplicidade do acesso
- 6.1.2 – contribuição dos usuários
- 6.1.3 – fim do ciclo de lançamento de software
- 6.1.4 – multiplas plataformas
- 6.1.5 – poder de publicidade
- 6.2 – BitTorrent
- 6.2.1 – Pirate`s Bay
- 6.3 – redes sociais
- 6.4 – síntese da unidade
Unidade 7 – cenário cultural
- 7.1 – filme
- 7.2 – obra literária
- 7.3 – obra de arte
Unidade 8 – auto-avaliação
- 8.1 – auto-avaliação
Unidade 9 – encerramento
- 9.1 – pós-teste
- 9.2 – fechamento