Formação Docente para Professores de Direito
Curso destinado a profissionais do ramo de direito que pretendem ser professores na área.
- Professor: José Garcez Ghirardi
- Empresa: FGV
- Nível do curso: Básico
Os profissionais que se formam em direito podem trabalhar em uma grande quantidade de áreas diferentes. Mas estes profissionais também podem passar para o outro lado e começarem a dar aulas para os futuros profissionais que vão trabalhar no ramo do direito.
O grande problema que muitas vezes estes profissionais acabam enfrentando é que a faculdade de direito não prepara os profissionais para dar aula. Geralmente as instituições de ensino acabam contando apenas com a experiência do profissional, que geralmente acaba se especializando em uma determinada área.
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Sobre o curso
Este curso criado pela Fundação Getúlio Vargas tem como principal objetivo discutir a docência destinada aos professores de direito. O curso discute uma série de assuntos relacionados as aulas de ensino superior nesta área.
Sobre o professor
Este curso é ministrado por José Garcez Ghirardi, Doutor e Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, pela Universidade de São Paulo – 1995 e 1998, respectivamente. Como Adjunt Faculty, em Gonzaga Law School – WA/EUA – lecionou, em 2010, o curso Jurisprudence and the Arts. Foi pesquisador visitante na Wayne State University – Detroit-MI, EUA -, com bolsa concedida pelo CNPq.
Estrutura do Curso
Unidade 1 – ensino de Direito
- 1.1 – decisão política
- 1.2 – tarefa política
- 1.3 – escolhas e posicionamentos
- 1.4 – influência nos cursos
- 1.5 – vídeo
- 1.6 – sentido da proposta
- 1.7 – honestidade intelectual
- 1.8 – análise da lógica de construção
- 1.9 – adequação e articulação do programa
- 1.9.1 – posicionamento do professor
- 1.9.1.1 – coerência do desenho de curso
- 1.9.1.2 – diferentes posicionamentos
- 1.10 – vídeo
- 1.11 – sintetizando a unidade
Unidade 2 – conhecimento, ciência e ensino
- 2.1 – conhecimento
- 2.2 – ideia de Direito como ciência
- 2.2.1 – constituição do objeto no ensino do Direito
- 2.3 – articulação entre conhecimento, ciência e ensino
- 2.4 – sentido de conhecimento no espaço universitário
- 2.4.1 – pensar de maneira correta
- 2.4.2 – objetividade da forma de pensar
- 2.4.3 – matéria e método
- 2.5 – características do conhecimento científico
- 2.6 – modelo moderno
- 2.7 – sintetizando a unidade
Unidade 3 – fluxo unidirecional de informação
- 3.1 – professor depositário do saber
- 3.1.1 – diferenças individuais
- 3.1.2 – missão do professor
- 3.1.3 – objetividade
- 3.1.4 – estabilidade do objeto
- 3.1.5 – desejo de superação do mestre
- 3.2 – sintetizando a unidade
Unidade 4 – experiência pós-moderna
- 4.1 – ciência versus valores
- 4.1.1 – pós-modernidade
- 4.2 – singularidades e idiossincrasias culturais
- 4.2.1 – modelos totalizantes de pensamento e ação
- 4.2.2 – novo sistema de valores e crenças
- 4.3 – características da visão pós-moderna
- 4.4 – sintetizando a unidade
Unidade 5 – nova concepção de ensino
- 5.1 – nova concepção de ciência
- 5.2 – sala de aula de John Keating
- 5.3 – liberdade individual versus opressão
- 5.3.1 – apagamento da individualidade
- 5.4 – controle do saber
- 5.4.1 – diferenças e singularidades
- 5.5 – visões antagônicas
- 5.5.1 – práticas concretas
- 5.6 – tensão entre propostas opostas
- 5.7 – acusações contra as propostas
- 5.7.1 – sentimento de fracasso do projeto educacional
- 5.8 – sintetizando a unidade
Unidade 6 – protagonismo do aluno
- 6.1 – protagonismo do aluno
- 6.2 – professor como facilitador
- 6.2.1 – aprendizagem em resposta ao estímulo externo
- 6.3 – educação jurídica baseada na prática
- 6.4 – cerne do processo de aprendizagem
- 6.5 – encontro entre teoria e prática
- 6.5.1 – aprofundamento reflexivo individual
- 6.6 – importância do professor
- 6.7 – reflexão sobre o método
- 6.8 – métodos de ensino participativo
- 6.9 – sintetizando a unidade
Unidade 7 – ensino-aprendizagem e metodologias
- 7.1 – relação entre objeto, forma e público
- 7.2 – diferentes sentidos
- 7.2.1 – escolha do método de ensino
- 7.3 – fundamentação das opções
- 7.4 – concepção do objeto e escolha do método
- 7.5 – estratégia de aplicação
- 7.6 – vídeo
- 7.7 – sintetizando a unidade
Unidade 8 – ensino participativo e métodos de ensino
- 8.1 – diálogo socrático
- 8.1.1 – consequências relevantes
- 8.1.1.1 – postura ativa
- 8.1.2 – propostas básicas de aplicação
- 8.2 – método do caso
- 8.2.1 – negação da função ilustrativa
- 8.2.2 – postura ativa
- 8.3 – role-play
- 8.3.1 – habilidades desenvolvidas
- 8.4 – simulação
- 8.4.1 – imprevisibilidade
- 8.5 – método baseado em problemas – PBL
- 8.5.1 – especificidade do PBL
- 8.6 – traços comuns dos métodos participativos
- 8.7 – utilidade do método
- 8.8 – vídeo
- 8.9 – sintetizando a unidade
Unidade 9 – avaliação
- 9.1 – avaliação
- 9.1.1 – hierarquia entre diferentes dimensões
- 9.2 – orientação dos estudos
- 9.3 – definição dos critérios
- 9.3.1 – consequências práticas
- 9.4 – dimensão ampla da avaliação
- 9.4.1 – alto percentual de reprovação
- 9.5 – avaliações no contexto educacional
- 9.6 – sintetizando a unidade
Unidade 10 – perspectivas, instrumentos e modalidades de avaliação
- 10.1 – dimensão certificatória
- 10.1.1 – noção de saber objetivo
- 10.1.2 – objeto da avaliação
- 10.1.3 – riscos
- 10.2 – perspectiva formativa da avaliação
- 10.2.1 – avaliação certificatória versus avaliação formativa
- 10.2.2 – avaliação ao final do curso
- 10.2.3 – pluralidade de instrumentos e momentos
- 10.2.4 – capacidade global de aprender
- 10.3 – percepção dos sujeitos examinados
- 10.3.1 – seminário
- 10.4 – avaliações em grupo
- 10.5 – papel da avaliação
- 10.6 – vídeo
- 10.7 – sintetizando a unidade
Unidade 11 – cenário cultural
- 11.1 – filme
- 11.2 – obra literária
- 11.3 – obra de arte
Unidade 12 – atividades
- 12.1 – autoavaliação
Unidade 13 – jogos
- 13.1 – caça-palavras
- 13.2 – palavras cruzadas
- 13.3 – forca
- 13.4 – criptograma
Unidade 14 – encerramento
- 14.1 – pós-teste
- 14.2 – fechamento