Formação Docente para Professores de Direito

Curso destinado a profissionais do ramo de direito que pretendem ser professores na área.

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Formação Docente para Professores de Direito
  • Professor: José Garcez Ghirardi
  • Empresa: FGV
  • Nível do curso: Básico

Os profissionais que se formam em direito podem trabalhar em uma grande quantidade de áreas diferentes. Mas estes profissionais também podem passar para o outro lado e começarem a dar aulas para os futuros profissionais que vão trabalhar no ramo do direito.

O grande problema que muitas vezes estes profissionais acabam enfrentando é que a faculdade de direito não prepara os profissionais para dar aula. Geralmente as instituições de ensino acabam contando apenas com a experiência do profissional, que geralmente acaba se especializando em uma determinada área.

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Sobre o curso

Este curso criado pela Fundação Getúlio Vargas tem como principal objetivo discutir a docência destinada aos professores de direito. O curso discute uma série de assuntos relacionados as aulas de ensino superior nesta área.

Sobre o professor

Este curso é ministrado por José Garcez Ghirardi, Doutor e Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, pela Universidade de São Paulo – 1995 e 1998, respectivamente. Como Adjunt Faculty, em Gonzaga Law School – WA/EUA – lecionou, em 2010, o curso Jurisprudence and the Arts. Foi pesquisador visitante na Wayne State University – Detroit-MI, EUA -, com bolsa concedida pelo CNPq.

Estrutura do Curso

Unidade 1 – ensino de Direito

  • 1.1 – decisão política
  • 1.2 – tarefa política
  • 1.3 – escolhas e posicionamentos
  • 1.4 – influência nos cursos
  • 1.5 – vídeo
  • 1.6 – sentido da proposta
  • 1.7 – honestidade intelectual
  • 1.8 – análise da lógica de construção
  • 1.9 – adequação e articulação do programa
  • 1.9.1 – posicionamento do professor
  • 1.9.1.1 – coerência do desenho de curso
  • 1.9.1.2 – diferentes posicionamentos
  • 1.10 – vídeo
  • 1.11 – sintetizando a unidade

Unidade 2 – conhecimento, ciência e ensino

  • 2.1 – conhecimento
  • 2.2 – ideia de Direito como ciência
  • 2.2.1 – constituição do objeto no ensino do Direito
  • 2.3 – articulação entre conhecimento, ciência e ensino
  • 2.4 – sentido de conhecimento no espaço universitário
  • 2.4.1 – pensar de maneira correta
  • 2.4.2 – objetividade da forma de pensar
  • 2.4.3 – matéria e método
  • 2.5 – características do conhecimento científico
  • 2.6 – modelo moderno
  • 2.7 – sintetizando a unidade

Unidade 3 – fluxo unidirecional de informação

  • 3.1 – professor depositário do saber
  • 3.1.1 – diferenças individuais
  • 3.1.2 – missão do professor
  • 3.1.3 – objetividade
  • 3.1.4 – estabilidade do objeto
  • 3.1.5 – desejo de superação do mestre
  • 3.2 – sintetizando a unidade

Unidade 4 – experiência pós-moderna

  • 4.1 – ciência versus valores
  • 4.1.1 – pós-modernidade
  • 4.2 – singularidades e idiossincrasias culturais
  • 4.2.1 – modelos totalizantes de pensamento e ação
  • 4.2.2 – novo sistema de valores e crenças
  • 4.3 – características da visão pós-moderna
  • 4.4 – sintetizando a unidade

Unidade 5 – nova concepção de ensino

  • 5.1 – nova concepção de ciência
  • 5.2 – sala de aula de John Keating
  • 5.3 – liberdade individual versus opressão
  • 5.3.1 – apagamento da individualidade
  • 5.4 – controle do saber
  • 5.4.1 – diferenças e singularidades
  • 5.5 – visões antagônicas
  • 5.5.1 – práticas concretas
  • 5.6 – tensão entre propostas opostas
  • 5.7 – acusações contra as propostas
  • 5.7.1 – sentimento de fracasso do projeto educacional
  • 5.8 – sintetizando a unidade

Unidade 6 – protagonismo do aluno

  • 6.1 – protagonismo do aluno
  • 6.2 – professor como facilitador
  • 6.2.1 – aprendizagem em resposta ao estímulo externo
  • 6.3 – educação jurídica baseada na prática
  • 6.4 – cerne do processo de aprendizagem
  • 6.5 – encontro entre teoria e prática
  • 6.5.1 – aprofundamento reflexivo individual
  • 6.6 – importância do professor
  • 6.7 – reflexão sobre o método
  • 6.8 – métodos de ensino participativo
  • 6.9 – sintetizando a unidade

Unidade 7 – ensino-aprendizagem e metodologias

  • 7.1 – relação entre objeto, forma e público
  • 7.2 – diferentes sentidos
  • 7.2.1 – escolha do método de ensino
  • 7.3 – fundamentação das opções
  • 7.4 – concepção do objeto e escolha do método
  • 7.5 – estratégia de aplicação
  • 7.6 – vídeo
  • 7.7 – sintetizando a unidade

Unidade 8 – ensino participativo e métodos de ensino

  • 8.1 – diálogo socrático
  • 8.1.1 – consequências relevantes
  • 8.1.1.1 – postura ativa
  • 8.1.2 – propostas básicas de aplicação
  • 8.2 – método do caso
  • 8.2.1 – negação da função ilustrativa
  • 8.2.2 – postura ativa
  • 8.3 – role-play
  • 8.3.1 – habilidades desenvolvidas
  • 8.4 – simulação
  • 8.4.1 – imprevisibilidade
  • 8.5 – método baseado em problemas – PBL
  • 8.5.1 – especificidade do PBL
  • 8.6 – traços comuns dos métodos participativos
  • 8.7 – utilidade do método
  • 8.8 – vídeo
  • 8.9 – sintetizando a unidade

Unidade 9 – avaliação

  • 9.1 – avaliação
  • 9.1.1 – hierarquia entre diferentes dimensões
  • 9.2 – orientação dos estudos
  • 9.3 – definição dos critérios
  • 9.3.1 – consequências práticas
  • 9.4 – dimensão ampla da avaliação
  • 9.4.1 – alto percentual de reprovação
  • 9.5 – avaliações no contexto educacional
  • 9.6 – sintetizando a unidade

Unidade 10 – perspectivas, instrumentos e modalidades de avaliação

  • 10.1 – dimensão certificatória
  • 10.1.1 – noção de saber objetivo
  • 10.1.2 – objeto da avaliação
  • 10.1.3 – riscos
  • 10.2 – perspectiva formativa da avaliação
  • 10.2.1 – avaliação certificatória versus avaliação formativa
  • 10.2.2 – avaliação ao final do curso
  • 10.2.3 – pluralidade de instrumentos e momentos
  • 10.2.4 – capacidade global de aprender
  • 10.3 – percepção dos sujeitos examinados
  • 10.3.1 – seminário
  • 10.4 – avaliações em grupo
  • 10.5 – papel da avaliação
  • 10.6 – vídeo
  • 10.7 – sintetizando a unidade

Unidade 11 – cenário cultural

  • 11.1 – filme
  • 11.2 – obra literária
  • 11.3 – obra de arte

Unidade 12 – atividades

  • 12.1 – autoavaliação

Unidade 13 – jogos

  • 13.1 – caça-palavras
  • 13.2 – palavras cruzadas
  • 13.3 – forca
  • 13.4 – criptograma

Unidade 14 – encerramento

  • 14.1 – pós-teste
  • 14.2 – fechamento

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