Curso Processo de Comunicação e Comunicação Institucional
Neste curso os estudantes poderão entender um pouco melhor sobre como funciona o processo de comunicação dentro das instituições.
- Professor: Roberto Raupp
- Empresa: FGV Online
- Carga horária: 5 Horas
- Nível do curso: Básico
- Possui certificado: 1
Os processos de comunicação que acontece dentro de determinadas empresas possuem muitas particularidades e diferença se compararmos com a comunicação no dia a dia. Por isso criou-se uma área interessada somente no estudo deste tipo de comunicação que se chama de Comunicação Institucional.
A comunicação institucional é bastante abrangente, mas representa basicamente a visão de uma determinada empresa ou instituição em relação ao mundo ao redor onde vive. Portanto, trata-se de uma comunicação dirigida basicamente de pessoas jurídicas para a sociedade como um todo.
O profissional responsável pela comunicação institucional dentro de uma determinada empresa pode definir toda a política de comunicação, ou seja, criar diretrizes que mostram como uma determinada empresa vai se comunicar como seu público e com os demais agentes de uma sociedade.
Para quem gostaria de entender um pouco mais sobre o assunto, confira este curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional da FGV (confira aqui outros cursos da FGV).
Sobre o curso
O curso desenvolvido pela equipe da FGV tem como principal objetivo analisar os princípios básicos fundamentais que regem a comunicação como um meio cultural capaz de gerar conhecimentos, interações e trocas de informações. No curso serão abordados ainda, os principais pressupostos da comunicação como a área do conhecimento humano capaz de ser gerida por uma estratégia empresarial.
Estrutura do curso
- unidade 1 – conceitos estratégicos
- 1.1 – comunicação e informação
- 1.2 – aldeia global
- 1.3 – dado negativo do volume de informação
- 1.4 – comunicação mercadológica e institucional
- 1.5 – síntese da unidade
- unidade 2 – comunicação institucional
- 2.1 – objetivo
- 2.2 – boas práticas empresariais
- 2.2.1 – brand equity ou valor de marca
- 2.3 – atração e fidelidade versus lealdade
- 2.4 – síntese da unidade
- unidade 3 – stakeholders
- 3.1 – definição e tipos de stakeholders
- 3.2 – publico interno
- 3.2.1 – grapevine ou Rádio Peão
- 3.3 – imprensa
- 3.3.1 – fracasso na comunicação
- 3.4 – comunidade
- 3.5 – governo
- 3.5.1 – lobby
- 3.6 – responsabilidade corporativa
- 3.6.1 – vantagem competitiva
- 3.7 – síntese da unidade
- unidade 4 – crises
- 4.1 – gerenciamento de crises
- 4.2 – potenciais detonadores de crises
- 4.3 – antes da crise
- 4.3.1 – front externo
- 4.3.2 – importância do manual da crise
- 4.3.3 – porta-vozes da empresa
- 4.4 – durante a crise
- 4.4.1 – focos para empresa e para imprensa
- 4.5 – síntese da unidade
- unidade 5 – promoção
- 5.1 – conceito de promoção
- 5.2 – promoção institucional
- 5.3 – diferentes publicos-alvo
- 5.4 – visão estratégica da promoção
- 5.5 – síntese da unidade
- unidade 6 – promoção institucional
- 6.1 – formas de promoção institucional
- 6.2 – campanhas corporativas
- 6.3 – eventos
- 6.3.1 – planejamento
- 6.3.2 – implantação
- 6.3.3 – avaliação
- 6.4 – síntese da unidade
- unidade 7 – promoção de venda
- 7.1 – elementos-chave
- 7.2 – publico-alvo
- 7.2.1 – benefício
- 7.2.2 – extra e temporário
- 7.3 – equipe de venda
- 7.3.1 – positivação
- 7.3.2 – incremento de faturamento
- 7.3.3 – antecipação de recebimento
- 7.3.4 – exibição de produtos
- 7.4 – divulgação de promoção de venda
- 7.5 – erros comuns
- 7.5.1 – duração excessiva
- 7.5.2 – meta irreal e gestão insensível
- 7.5.3 – complicação, frieza ou omissão
- 7.6 – publico-alvo intermediário
- 7.7 – volume adicional e potencial de giro
- 7.7.1 – favorecimento do giro do produto
- 7.7.2 – repasse do benefício ao consumidor
- 7.8 – consumidor final
- 7.9 – síntese da unidade
- unidade 8 – cenário cultural
- 8.1 – filme
- 8.2 – obra literária
- 8.3 – obra de arte
- unidade 9 – auto-avaliação
- 9.1 – auto-avaliação
- unidade 10 – encerramento
- 10.1 – pós-teste
- 10.2 – fechamento
Sobre o professor
Roberto Raupp é Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da FGV, bacharel em Comunicação Social pela PUC-RJ. Sua experiência profissional inclui cargos executivos em Marketing junto a Coca-Cola e RJ. Reynolds. Recebeu as distinções Destaque de Marketing, conferida pela Associação Brasileira de Marketing e a Medalha de Ouro-Promoção, pelo Prêmio Colunistas, versão Nacional. Atualmente, é sócio-gerente de empresa de consultoria em Marketing, tendo como principais clientes BR Distribuidora e Coca-Cola.
Sobre os certificados
Os cursos oferecidos pela equipe da FGV são livres e gratuitos para qualquer pessoa, sendo que para ter acesso ao programa propriamente dito não é necessário nem se cadastrar no site. Mas fazendo o cadastro os estudantes garantem o seu certificado de conclusão do curso, emitido logo após a conclusão de todos os módulos.