Curso de Gestão de Compras e Licitações Públicas
Entenda como se dão as compras e as contratações no setor público.
- Empresa: UNIVESP
- Nível do curso: Básico
Para garantir uma maior transparência e responsabilidade com o dinheiro público foram criados diversos mecanismos, e a licitação é um dos principais. Basicamente é a ferramenta que permite com que o poder público contrate serviços e faça compras da iniciativa privada, mas sem que apenas determinadas organizações acabem sendo beneficiadas.
De uma forma geral, licitação é o processo por meio do qual a Administração Pública contrata obras, serviços, compras e alienações. Em outras palavras, licitação é a forma como a Administração Pública pode comprar e vender. Já o contrato é o ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que há um acordo para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas.
Aprenda mais sobre Gestão de Compras e Licitações Públicas neste curso online e gratuito. Não deixe de conferir também o curso de Licitação.
Sobre o curso
Neste curso online e gratuito os alunos poderão aprender mais sobre a Gestão de Compras dentro do poder público, com foco especialmente nas licitações públicas, que se tornaram as principais ferramentas para este tipo de compra e aquisição. O curso foi criado a partir do conteúdo do curso de nível superior de Gestão Pública, da UNIVESP.
Estrutura do curso
Gestão de Compras e Licitações Públicas – Apresentação
Gestão de Compras e Licitações Públicas – Licitação. Conceito. Princípios.
Gestão de Compras e Licitações Públicas – Licitação Sustentável
Gestão de Compras e Licitações Públicas – Procedimento da Licitação. Fase interna e externa.
Gestão de Compras e Licitações Públicas – Julgamento, Homologação e Adjudicação no Procedimento
Gestão de Compras e Licitações Públicas – Formação de preços. Sistema de Registros de Preços
Gestão de Compras e Licitações Públicas – Dispensa e inexigibilidade de Licitação. Regime
Gestão de Compras e Licitações Públicas – Anulação e Revogação do Certame. Recursos Administrativos
Aulas:
-
Gestão de Compras e Licitações Públicas - ApresentaçãoGestão de Compras e Licitações Públicas - Licitação. Conceito. Princípios.Gestão de Compras e Licitações Públicas - Licitação SustentávelGestão de Compras e Licitações Públicas - Procedimento da Licitação. Fase interna e externa.Gestão de Compras e Licitações Públicas - Julgamento, Homologação e Adjudicação no ProcedimentoGestão de Compras e Licitações Públicas - Formação de preços. Sistema de Registros de PreçosGestão de Compras e Licitações Públicas - Dispensa e inexigibilidade de Licitação. RegimeGestão de Compras e Licitações Públicas - Anulação e Revogação do Certame. Recursos Administrativos