Curso de Internacionalização de Startups
Entenda mais sobre os passos e processos importantes desta etapa para as empresas.
- Empresa: Sebrae
- Carga horária: 2 horas
- Nível do curso: Básico
- Possui certificado: 1
A palavra startup acabou se tornando parte do dicionário das pessoas no dia a dia, especialmente aquelas que estão mais ligadas ao mundo do empreendedorismo e das tecnologias. De uma forma geral, o conceito de startup define uma empresa que está iniciando suas atividades e que tem como objetivo desenvolver ou aprimorar um determinado modelo de negócio que seja escalável e repetível.
Ou seja, este tipo de modelo de negócio deve ser feito partindo do conceito de que a empresa possa crescer de uma forma rápida e exponencial, sem depender tanto do investimento de recursos físicos. Um dos grandes exemplos de startup é o Uber, uma empresa que cresceu rapidamente, se tornando uma das maiores do ramo de transportes, mesmo sem ter uma frota tão grande de carros.
Aprenda mais sobre o processo de internacionalização de Startups neste curso online e gratuito. Não deixe de conferir também o curso de Ferramentas Essenciais para Startups.
Sobre o curso
Neste curso online e gratuito os estudantes podem aprender mais sobre o processo de internacionalização de uma startup, que é basicamente quando este tipo de empresa deixa de atuar somente no seu país de origem e passa a explorar outros mercados. O curso apresenta os passos legais que devem ser tomados, bem como as estratégias que precisam ser adoptadas para que a companhia consiga atender as demandas de outros locais.
Estrutura do curso
UNIDADE 1
- Atuação local, pensamento global
- O porquê de internacionalizar
- Foco no mercado global
- Mitos da internacionalização
- Qual o momento certo para internacionalizar?
- Internacionalização é coisa de grande empresa?
- É possível se virar no portunhol?
- Vale do Silício ou do Suplício?
- Entrevista com Caetano Altafin
UNIDADE 2
- Estratégias lean para a expansão global
- Análise interna para internacionalização
- A importância da colaboração em equipe
- Oito estratégias lean para a expansão global
- Programas de pré-aceleração, aceleração e incubação
- Missões de negócios
- Eventos internacionais
- Parcerias estratégicas
- Utilizando seus próprios clientes
- Soft-landings
- Programas governamentais
- Por si próprio (bootstrapping)
UNIDADE 3
- Mercados internacionais: para onde ir?
- Dicas de como internacionalizar sua startup ainda no Brasil
- Dica 1 : monte seu site usando a lógica “english first”
- Dica 2: tenha um domínio.com
- Dica 3: redes sociais e artigos em inglês
- Dica 4: tenha um endereço internacional ou não destaque endereço nenhum
- Dica 5: destaque um 0800 internacional
- Escolhendo o próximo mercado: para onde ir?
- Finalmente, para onde ir?
- Calculadora: escolha de mercado
- Análise macroeconômica
- Análise do mercado internacional
- Atratividade de mercado
- Cenário competitivo
- O papel do cenário competitivo na escolha de mercado
- Canvas da internacionalização
- Simulador – Preenchendo a ferramenta Canvas
Sobre o certificado
Ao final do curso os estudantes obterão um certificado de conclusão digital. Este documento será emitido somente depois do final de todas as atividades do curso. Os certificados emitidos pelo Sebrae contam com verificação de autenticidade.