O desenvolvimento de jogos deixou de ser um assunto distante no Brasil para se tornar muito presente na vida de milhares de pessoas. Com o crescimento da economia do País muitos começaram a investir mais dinheiro neste hobby, o que começou a chamar mais a atenção das grandes empresas internacionais do ramo.
Com isso, um mercado até então inédito começou a se formar no Brasil, com uma grande quantidade de empresários brasileiros que decidiram apostar na ideia de abrirem empresas de desenvolvimento de jogos nacionais. E com isso também aumentou muito a procura por profissionais da área.
No início muitos profissionais acabaram vindo de outras áreas apenas por gostar de jogos eletrônicos, mas com o passar do tempo uma série de cursos e grades curriculares foram sendo criadas com o objetivo de formar profissionais especificamente para estas funções.
Neste curso de desenvolvimento de jogosos estudantes poderão ter alguns conceitos básicos importantes para começar a trabalhar ou entender melhor como funciona a indústria e quais serão os conhecimentos necessários para seguir em frente.
Não deixe de complementar seus estudos com o curso de Criação de Jogos Digitais usando Construct 2.
Sobre o curso
Diferentemente de outros cursos de desenvolvimento de jogos que se preocupam apenas com os conhecimentos técnicos para o desenvolvimento de jogos, neste curso os estudantes também poderão ter pinceladas teóricas importantes para entender o contexto geral no qual este segmento está inserido.
Na parte técnica, o curso se utiliza do UDK (Unreal Development Kit) para ensinar o básico que qualquer profissional precisa saber antes começar a trabalhar especificamente com o desenvolvimento de games.
Estrutura do curso
Aula 1 – As Entrelinhas | Part 1
Histórico e conceitos dos jogos.
Aula 2 – As Entrelinhas | Part 2
Características dos jogos, mercado e história no Brasil.
Aula 3 – As Entrelinhas | Part 3
Reação das pessoas aos jogos, influência do público no mercado, e mercado no Brasil.
Aula 4 – Introdução
Introdução e produção de jogos.
Aula 5 – GDD e Enginers
GDD e função das enginer’s.
Aula 6 – Interface
Interface e atalhos da área de trabalho do UDK.
Aula 7 – Modelagem e Aspectos do UDK
Modelagem e aspectos de trabalho com UDK.
Aula 8 – Iluminação e Content Browser
Iluminação e funcionamento do Content Browser.
Aula 9 – Iluminação e Volume de Luz
Entendendo conceitos de iluminação e Volume de Luz.
Aula 10 – Criando jogo, terreno e review
Reviews do Bateria de jogos, Criação do Terreno e demonstração de cenário profissional.
Aula 11 – Criando jogo, texturizando terreno
Texturizando o terreno do jogo.
Aula 12 – Criando Jogo, modelando uma casa
Modelando uma casa simples dentro do seu terreno.
Aula 13 – Criando jogo, iluminando a cena
Iluminando nosso terreno.
Aula 14 – Criando Jogo, colocando o céu
Colocando o céu em nosso mapa para o jogo.
Aula 15 – Criando jogo, Água e Volumes
Colocando água e volumes em nosso cenário, aprendendo a criar ambientações.
Aula 16 – Criando jogo, veículos, armas e bots
Adicionando veículos, armas e botas (Player Start) a nosso jogo.
Aula 17 – Criando jogo, path’s e lógica
Criando a lógica do game com path’s do UDK.
Aula 18 – Distribuição, Unreal Forntend
Distribuindo o game a partir do aplicativo Unreal Forntend, que vem com o pacote do UDK.
Aula 19 – SpeedTree, criando arvores
Aprendendo a utilizar o SpeedTree para compor arvores.
Aula 20 – SpeedTree no UDK
Importando modelos do SpeedTree para dentro do UDK.
Aula 21 – Introdução ao Kismet e ao Matinee
Introdução a programação visual com Kismet e animação com Matinee.
Aula 22 – Kismet, Toggle, Toggle Light
Aprendendo a função Toggle no KISMET e a utilização da ToogleLigth.
Aula 23 – Toggle Material, Material Actor,Switch
Continuando o KISMET, falaremos de Toggle Material com Material Actor e Matinee, aprendendo a usar o SWITCH.
Aula 24 – Kismet Announcement, Conceito Delay
Aprenderemos a fazer impressões de tela com Announcement e o conceito de DELAY em jogos!
Aula 25 – KISMET variáveis e Condicionais
Introdução a variáveis e condicionais no KISMET. Lógica de operações!
Aula 26 – Remote Event,Play Sound Modufy, Health
Aprendendo a criar Remote Events, customizar sons com Play Sound e Sound CUE editor e Modificando a vida do personegem com Modify Health.
Aula 27 – Kismet Movers
Aprendendo a utilizar os MOVERS com o KISMET! Colocando ações em objetos!
Aula 28 – Introdução ao Material Editor
Introdução ao Material Editor!
Aula 29 – Material editor, Multiply e Lerp
Material editor, entendendo o Muliply e Lerp.
Aula 30 – Material Editor, Specular Channel
Material Editor, Specular Channel.
Aula 31 – Material Editor, Detalhamento
Detalhamento em texturas com Normal Map.
Aula 32 – Material Editor, BumpOffset
Aprendendo sobre BumpOffset.
Aula 33 – TextureCoordenate e Instance Material
Aprendendo Tileset com MaterialCoordenate e a criar Instâncias de materiais.
Aula 34 – Terrenos, visão geral
Aprendendo a construir terrenos de maneira complexa.
Aula 35 – Fractured Static Meshes
Fractured Static Meshes, objetos quebradiços em cena.
Aula 36 – Sound Cue e Sound Cue Editor
Aula sobre Sound Cue e Sound Cue editor. Aprendendo a criar som.
Aula 37 – SoundActor, SoundSimple e Zones
Conhecendo AmbienteSoundActor, AmbeinteSoundSimple, AmbeitneZones.
Aula 38 – Paticle System, Material Sprite
Sistema de particulas, aprendendo a criar Material Sprite.
Aula 39 – Particle Emitter Parameter
Aula 40 – Particulas e tipos de distribuição
Tipos de distribuição de particulas!
Aula 41 – Particulas, funcções e propriedades
Particulas, parâmetros e propriedades.
Aula 42 – Particle Emitter, Multi-paticulas
Particle Emitter, fogo realista com multiplas particulas.
Aula 43 – Superficies Líquidas Realistas
Criando Superfícies Líquidas em nossos mapas!
Aula 44 – FluidInfluenceActor e detalhes
Detalhando nossas superfícies Liquidas e inserindo Fluid Influence Actors.
Aula 45 – Physics, RigidBody
Estudo de física com RigidBodies.
Aula 46 – Sketal Mesh, AnimSet Basico
Sketal Mesh, AnimSet Basico.
Aula 47 – Introdução, Physics Asset Tool (PhAT)
Sketal Mesh, AnimSet Basico.
Aula 48- PhAT, Rigid Body e Collisions
PhAT, Rigid Body e Collisions.
Aula 49 – PhAT Constraints
Configurando Constraints em nossa personagem.
Aula 50 – AnimTree Introdução
AnimTree, editando nosso personagem!
Aula 51 – AnimSet Editor Cloth Simulation
Cloth Simulation, tecidos incrivelmente realistas!
Aula 52 – Soft Body
Aula sobre Soft Body Dynamics.
Aula 53 – Crowd System, Mesh Spawn
Crowd System, criando Spawn.
Aula 54 – Sockets
Aula 55 – Animação, câmeras e Matinee
Aula 56 – Director Group e Cinematic Mode
Aula 57 – Material Instance Actor, Vector Param
Aula 58 – Light Actor e Light Sound!
Aula 59 – Robot Setup, Cinematic
Aula 60 – Spawling Boot no Matinee Scene