Era Vargas: dos anos 20 à Revolução de 30
Aprenda mais sobre este importante período histórico brasileiro.
- Professor: Dulce Chaves Pandolfi
- Empresa: FV Online
- Carga horária: 30 Horas
- Nível do curso: Básico
A Revolução de 30 foi o nome que entrou para a história para definir um dos momentos mais importantes e delicados da política brasileira. Trata-se de um movimento armado que acabou tirando do poder o presidente Washington Luiz e que acabou elevando ao cargo máximo nacional Getúlio Vargas, que acabou contando com apoio dos militares.
Alguns episódios dos anos anteriores acabaram sendo fundamentais para a revolução, como a grande crise política enfrentada pelos estados de São Paulo e Minas Gerias, que até então se revezavam na indicação do presidente. Outro episódio marcante foi o assassinato de João pessoa, que seria o candidato a vice-presidente de Getúlio Vargas.
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Sobre o curso
Este curso tem como principal objetivo apresentar aos estudantes alguns dos principais aspectos dos anos 20 que acabaram levando a Revolução de 30 no Brasil. Ao longo das aulas os estudantes poderão avaliar melhor o panorama político, econômico e cultural do Brasil que também contribuíram para o golpe.
Estrutura do curso
módulo 1 – crise dos anos 20
unidade 1 – conjuntura
1.1 – crise dos anos 20
1.2 – panorama político
1.3 – panorama cultural
1.4 – panorama econômico
1.5 – panorama social
1.6 – sintetizando a unidade
unidade 2 – sistema político na Primeira República
2.1 – instabilidade política
2.2 – primeira Constituição
2.2.1 – política dos governadores
2.2.2 – inovações políticas
2.3 – sintetizando a unidade
unidade 3 – revisão da historiografia
3.1 – aliança Minas-São Paulo
3.2 – revisão da aliança Minas-São paulo
3.3 – acordo com grupos dominantes
3.4 – coronelismo
3.4.1 – desencadeador político
3.4.2 – desencadeador econômico
3.5 – condomínio oligárquico
3.6 – sintetizando a unidade
unidade 4 – Reação Republicana
4.1 – sucessão presidencial de 1922
4.1.1 – primeira origem da crise
4.1.2 – segunda origem da crise
4.1.3 – terceira origem da crise
4.2 – revisão da histografia
4.2.1 – nova origem da crise
4.3 – apelo popular do movimento
4.3.1 – discurso progressista
4.3.2 – discurso versus prática
4.4 – práticas políticas vigentes
4.5 – aproximação com os militares
4.5.1 – apoio dos militares
4.5.2 – resultados eleitorais
4.5.3 – discurso progressista
4.5.4 – reação do governo
4.5.5 – manifesto
4.5.6 – conclusões
4.7 – sintetizando a unidade
unidade 5 – movimento tenentista
5.1 – eclosão da revolução
5.1.1 – tenentismo
5.1.2 – objetivos da revolução
5.2 – resultados da revolução
5.3 – repercussões
5.4 – 5 de julho
5.4.1 – coluna Miguel Costa-Luís Carlos Prestes
5.5 – produção historiográfica
5.6 – conclusões
5.7 – sintetizando a unidade
unidade 6 – cenário cultural
6.1 – filme
6.2 – obra literária
6.3 – obra de arte
unidade 7 – atividades
7.1 – autoavaliação
módulo 2 – Revolução de 30
unidade 1 – Aliança Liberal
1.1 – governo Washington Luís
1.2 – chapa dissidente
1.3 – plataforma política
1.4 – crise da bolsa
1.5 – eleições
1.6 – sintetizando a unidade
unidade 2 – conspiração revolucionária
2.1 – posicionamento de Luís Carlos Prestes
2.2 – posicionamento de Juarez Távora
2.3 – posicionamento de Oswaldo Aranha
2.4 – posicionamento de Getúlio Vargas
2.5 – distribuição de renda
2.6 – avaliação de Oswaldo Aranha
2.7 – sintetizando a unidade
unidade 3 – golpe
3.1 – método
3.2 – primeira vertente
3.3 – segunda vertente
3.4 – sintetizando a unidade
unidade 4 – revisão da historiografia
4.1 – primeiro movimento
4.1.1 – revisão da primeira concepção
4.2 – interpretação alternativa
4.2.1 – Estado de Compromisso
4.3 – nova vertente de pensamento
4.3.1 – críticas à nova vertente de pensamento
4.4 – sintetizando a unidade
unidade 5 – cenário cultural
5.1 – filme
5.2 – obra literária
5.3 – obra de arte
unidade 6 – atividades
6.1 – autoavaliação
módulo 3 – do Governo Provisório ao Estado Novo
unidade 1 – embates e medidas
1.1 – duração do governo provisório
1.2 – modelo de Estado
1.2.1 – estados do Norte e Nordeste
1.3 – interventorias militares
1.4 – controle dos estados
1.5 – investimentos sociais
1.6 – legislação sindical
1.7 – medidas econômicas
1.8 – sintetizando a unidade
unidade 2 – movimentos de insatisfação
2.1 – Legião Revolucionária
2.2 – Clube 3 de Outubro
2.2.1 – núcleo de pressão
2.3 – resistências civis
2.4 – resistências militares
2.5 – sintetizando a unidade
unidade 3 – clima pré-constituinte
3.1 – código eleitoral
3.2 – Assembleia Nacional Constituinte
3.3 – depredação do Diário Carioca
3.4 – reação estudantil
3.5 – picolés e rabanetes
3.6 – revolução constitucionalista
3.6.1 – ouro para o bem do brasil
3.6.2 – ganhos paulistas
3.7 – reestruturação das forças armadas
3.8 – movimentos contestatórios
3.9 – Clube Republicano Ditatorial
3.10 – sintetizando a unidade
unidade 4 – Constituição de 34
4.1 – novos partidos
4.1.1 – iniciativa dos tenentistas
4.1.2 – iniciativa da igreja
4.2 – eleições
4.3 – Constituinte
4.4 – inovações constitucionais
4.5 – posicionamento de Vargas
4.6 – sintetizando a unidade
unidade 5 – governo constitucional
5.1 – projeto de Vargas
5.2 – reorganização do ministério
5.3 – restabelecimento da ordem legal
5.3.1 – Ação Integralista Brasileira
5.3.2 – Aliança Nacional Libertadora
5.3.3 – repressão à rebelião
5.4 – fechamento do regime
5.5 – articulações golpistas
5.6 – repressão
5.7 – Plano Cohen
5.7.1 – aprovação
5.8 – busca de apoio
5.9 – Estado Novo
5.10 – sintetizando a unidade
unidade 6 – cenário cultural
6.1 – filme
6.2 – obra literária
6.3 – obra de arte
unidade 7 – atividades
7.1 – autoavaliação
módulo 4 – encerramento
unidade 1 – jogos
1.1 – caça-palavras
1.2 – palavras cruzadas
1.3 – forca
1.4 – criptograma
unidade 2 – conclusão do trabalho
2.1 – pós-teste
2.1 – fechamento
Acesso ao curso sem certificado